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É muito bom ter você aqui no meu blog!

Considero a importância da troca de informações,experiências e reflexões como a base da formação continuada dos esducadores, este é um espaço voltado para pessoas que, assim como eu, se interessam pelas temáticas e eventos ligados à Educação. Seja bem-vind@!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias"(FREIRE).





Quem sou eu

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Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UERJ, professora e pedagoga com habilitação em Educação Especial,especialização em Psicopedagogia e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão. Atuação em turmas de Educação Infantil,Ensino Fundamental I e em Educação Especial, experiência em turmas de alunos com deficiência intelectual (2002 a 2006), na supervisão pedagógica (2007)e direção adjunta (2008)da Escola Especial Favo de Mel que é uma unidade escolar que pertence a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. Coordenadora(2009-2011) do Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão da FAETEC. Atualmente é coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da FAETEC. Tutora do CEDERJ no curso de Pedagogia na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Professora Substituta do Curso de Pedagogia da UERJ. Integrante do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

IV Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - 31 a 02 de Setembro de 2011

Introdução
É com grande satisfação que o grupo brasileiro de participantes da ISAAC está organizando o IV Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - ISAAC BRASIL 2011, que acontecerá nas dependências da UERJ no Rio de Janeiro, RJ, nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2011 (4ª a 6ª feira).

Apresentação
Com o tema Compartilhando Experiências, pretendemos oferecer a oportunidade de troca entre pesquisadores, profissionais, usuários, familiares e acadêmicos das diversas áreas envolvidas na Comunicação Alternativa e Ampliada ou Suplementar - CAA / CA.
Multidisciplinar em sua essência, a CAA congrega profissionais da Educação, Saúde, Artes e Ciências Exatas, com atuação nos âmbitos educacional, clínico e hospitalar, dentre outros. Este congresso, com periodicidade bianual, vem a cada edição oferecendo um painel atualizado do desenvolvimento da CAA no Brasil e contribuindo para a divulgação das pesquisas na área, o envolvimento e a formação de novos profissionais bem como possibilitando a discussão da prática de professores, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, pais e usuários CAA, engenheiros e profissionais da área de Informática.
 
http://www.isaac.org.br/

terça-feira, 21 de junho de 2011

Alunos do Ines paralisarão aulas em protesto contra o plano do MEC de fechar escolas especiais

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Informe do IBDD - 20/06/2011
Alunos do Ines paralisarão aulas em protesto contra o plano do MEC de fechar escolas especiais

Os 450 alunos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) devem paralisar as aulas da instituição por três dias em protesto contra a determinação do Ministério da Educação de fechar o ensino especial da instituição. O anúncio foi feito na última sexta-feira pelos dirigentes do grêmio estudantil que participaram de uma manifestação na porta do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. A data da paralisação ainda será definida pelos estudantes.
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http://www.ibdd.org.br/

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Manifesto da comunidade acadêmica pela revisão da política de educação inclusiva

> Caros colegas


 Por iniciativa de um grupo de acadêmicos preocupados com o futuro da educação inclusiva no país elaboramos um manifesto na forma de abaixo-assinado, e estamos solicitando adesão e divulgação para
nosso público alvo que são, professores universitários, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação, envolvidos com a educação de crianças e jovens com deficiências, altas habilidades/superdotação e transtornos globais de desenvolvimento.
Visite o site do manifesto e assine se compartilhar das mesmas preocupações, e ajude-nos a divulgar.

 http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N11492>

sábado, 11 de junho de 2011

Cursos para professores - Plataforma Freire

Professores terão maior prazo para confirmar a sua inscrição.
Foi prorrogado o prazo para que os professores indicados para cursos de extensão e aperfeiçoamento oferecidos na Plataforma Freire confirmem sua inscrição. O prazo, que terminava no próximo domingo, 12, foi estendido para o domingo seguinte, dia 19. Esta sexta-feira, 10, é o último dia para que os diretores das escolas indiquem os docentes para os cursos.

Mais de 86 mil vagas estão disponíveis em cursos de extensão, nas mais variadas áreas. Há cursos em todos os estados, com inscrição gratuita feita pela Plataforma Freire. Esse sistema, criado pelo MEC, oferece formação inicial e continuada para professores em todo o Brasil, e deve ser acessado pelo Portal do Ministério.

Especializações – Na próxima segunda-feira, 13, terão início as inscrições para cursos de pós-graduação strictu sensu. A expectativa era de oferecer 3 mil vagas nessa modalidade; entretanto, em todo país, 8 mil vagas estão disponíveis. Ao contrário do que foi feito para os cursos de extensão, nas especializações é o próprio professor quem faz a sua inscrição, também pela Plataforma Freire. Vale lembrar, entretanto, que os docentes inscritos em cursos de extensão não poderão se inscrever nos cursos de especialização.

Fonte: Assessoria de comunicação Social - MEC

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Resumo do Trabalho apresentado no VI Seminário Internacional - As Redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na comtemporaneidade dia 8 de junho de 2011

Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado:
percurso inicial para elaboração e aplicação

Autoras: Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz, Cristina Angélica Aquino de C. Mascaro e Hérica Aguiar do Nascimento
Palavras-chave: necessidades educacionais especiais; processos de ensino e de aprendizagem; planos de ensino individualizados, deficiência intelectual.

Resumo: O texto objetiva apresentar, de forma sucinta, resultados iniciais de uma pesquisa sobre os processos de ensino e aprendizagem e o Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI) para alunos com deficiência intelectual. O estudo, em andamento, está sendo realizado numa instituição pública de ensino especializado do Estado do Rio de Janeiro. Iniciada em agosto de 2009, por meio da metodologia do tipo pesquisa-ação colaborativa, a investigação tem como objetivo principal elaborar, implementar e avaliar, juntamente com os professores da Instituição, PDPIs para promover o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual em três dimensões, dependendo da faixa etária, do nível de desenvolvimento e/ou interesse do aluno, a saber: no processo de aprendizagem escolar, nas habilidades sociais e habilidades necessárias para a inclusão laboral. O referencial teórico metodológico utilizado tem como autores principais GLAT (2004; 2007, 2010); JESUS (2008); OLIVEIRA, OMOTE & GIROTO (2008); PLETSCH (2009, 2010), entre outros. O estudo, até então, dentre outros pontos, aponta para a necessidade de maior clareza por parte dos professores quanto à elaboração de estratégias pedagógicas individualizadas a serem empregadas para promover o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Proposta de mudanças Meta 4

ALERJ IRÁ PROPOR MUDANÇAS NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) irá encaminhar, por intermédio das Comissões de Educação e da Pessoa Portadora de Deficiência, presididas pelos deputados Comte Bittencourt (PPS) e Márcio Pacheco (PSC), respectivamente, propostas de emenda à Meta 4 do Plano Nacional de Educação (PNE), que será votado na próxima terça-feira (07/06), em Brasília. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (03/06), durante audiência pública conjunta dos dois colegiados. Para o presidente da Comissão de Educação da Casa, apesar da discussão as propostas deverão ser acolhidas na Câmara. “Além de ajudar na organização dos movimentos da sociedade civil, vamos encaminhar essas mudanças aos parlamentares da bancada federal, especialmente aqueles que fazem parte desse debate. Sabemos que o grande embate será no Plenário da Câmara, quando o PNE lá chegar. De qualquer forma, não tenho dúvidas que nossas propostas serão bem aceitas no Congresso Nacional”, acredita o parlamentar.

Ouça matéria na Rádio Alerj: http://radioalerj.posterous.com/propostas-de-emendas-a-meta-4-do-plano-nacion

Presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Câmara Federal, o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) disse que a luta, no estado, já teve um começo positivo. “Fico responsável por defender todas as propostas aqui apresentadas em Brasília. Estamos, portanto, discutindo o Plano e como ele pode, além de incluir, trazer educação de qualidade para estudantes especiais. Não podemos prejudicar o intelecto dessas pessoas”, afirma Leite. Em dezembro de 2010, o ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou o novo Plano Nacional de Educação ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto de lei descreve, entre outras coisas, 20 metas para a próxima década (2011-2020). A Meta 4 do projeto tem por finalidade universalizar, para a população entre quatro e 16 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades de superdotação na rede regular de ensino. No entanto, ela não garante a permanência da escolarização nas escolas especializadas e nas classes especiais da rede regular de ensino, tais como o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e o Instituto Benjamin Constant (IBC).
No decorrer da reunião, a tribuna ficou aberta ao público presente. De acordo com o deputado Márcio Pacheco, o ato serviu para provar que a sociedade tem poder. “Nós conseguimos quebrar o paradigma de que o Parlamento se apresenta primeiro. Vimos hoje que a sociedade pode se manifestar. Acredito que o nosso estado está colaborando muito pra que essa luta não acabe. Precisamos modificar essa mentalidade da meta 4 do PNE, visando corrigi-la”, argumenta o deputado. A diretora do Ines, Solange Rocha, falou da importância da entidade dentro do território fluminense. “Tenho a honra de dirigir o patrimônio dos surdos dentro do estado. As pessoas precisam entender que isso nos afeta diretamente. Queremos, sim, educação e inclusão, mas ambas com qualidade”, explica. Os deputados Marcelo Freixo (PSol) e Robson Leite (PT), membros da Comissão de Educação, o deputado federal Chico Alencar (PSol-RJ) e os vereadores da capital Paulo Messina (PV) e Eliomar Coelho (PSol) também participaram da reunião.

Texto de Paulo Ubaldino