VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
08 a 10 de novembro de 2011
Hotel Sumatra-UEL-Londrina-Pr
TEMA CENTRAL
INCLUSÃO: PESQUISA E ENSINO
Introdução
O VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial (CBMEE) terá como tema Inclusão:Pesquisa e Ensino.
O evento é realizado juntamente com a ABPEE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, por meio do VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Trata-se de importante evento na área e tem como objetivo congregar profissionais da Educação Especial e áreas afins com a finalidade de discutir e disseminar conhecimentos produzidos por pesquisadores e alunos de pós-graduação. Está classificado no Qualis B1 da Capes.
O evento, nos últimos anos, assumiu o caráter de congresso bianual e, no ano posterior ao congresso, tem alcançado a meta de publicação de coletâneas de livros sobre os temas discutidos nas mesas redondas e conferências e, também, os trabalhos apresentados no evento. Esses trabalhos eram analisados por comitê científico do evento e, posteriormente, por comitê científico para publicação em livro. A meta do presente ano é a participação de vários programas de Pós-graduação de várias Universidades do Brasil que trabalham com a temática.
Na presente edição, participarão do evento 70 conferencistas, divididos em 20 simpósios e 15 minicursos. Além disso, a coordenação do Evento abriu espaço para reunião da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL e participantes dos projetos Observatório da Educação-Educação Especial
Os profissionais-conferencistas são pesquisadores de Programas de Pós-graduação oriundos de 23 universidades brasileiras e 20 diferentes programas de pós-graduação stricto sensu:
1. PUC – São Paulo
2. Unesp de Marília
3. Unesp de Bauru
4. Unesp de Araraquara
5. Universidade de São Paulo
6. Universidade Estadual de Londrina
7. Universidade Estadual de Maringá
8. Universidade Estadual de Ponta Grossa
9. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
10. Unicamp – Campinas
11. Unicentro-PR
12. UNIFIL-Lon
13. Unoeste-PR
14. Universidade Federal de São Carlos
15. Universidade Federal de São João Del Rey
16. Universidade Federal do Rio de Janeiro
17. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
18. Universidade Federal do Paraná
19. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
20. Universidade Federal do Espírito Santo
21. Universidade Presbiteriana Mackenzie
22. UFTPR
Temas para inscrição de trabalhos
1. O processo inclusivo na educação e sociedade
2. Políticas Públicas em Educação Especial. 3. Esporte: da iniciação ao rendimento.
4. Educação, reabilitação, deficiência e novas tecnologias.
5. Brincar: desenvolvimento e aprendizagem.
6. A pessoa com deficiência no contexto do trabalho: formação e inserção profissional.
7. Família, sociedade e deficiência.
8. Formação de recursos humanos para atuação em educação especial.
9. Habilidades sociais e problemas de comportamento na educação especial.
10. Transtornos globais de desenvolvimento nos diferentes níveis de escolarização.
11. Altas habilidades/superdotação: identificação e intervenção.
12. A educação especial no contexto hospitalar.
13. Avaliação, diagnóstico e prevenção de deficiências.
14. Serviços de educação especial
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Coordenadora Geral
Vice-coordenadora Geral
Equipe executiva:
Professora Silvana Araujo Silva - UEL
Magaly Bruna Ramos
Bárbara Delalibera
Fernanda Silva
Celina Sayuri Nakamura
Comissão Interinstitucional
COMISSÃO CIENTÍFICA
Coordenação: Eliza Dieko Oshiro Tanaka e Dirce S. Fujisawa
Prof.ª Dra. Silvia Regina de Souza Arrabal Gil - UEL (ssouza@uel.br)
Prof.ª Dra. Solange Franci Raimundo Yaegashi - UEM (solangefry@hotmail.com)
Comissão de Apoio
Coordenação: Prof.ª Dra. Silvia Aparecida Fornazari e Psicóloga Ingrid Caroline de Oliveira Ausec
PROGRAMA PRELIMINAR
| PROGRAMAÇÃO |
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08/11 | 09/11 | 10/11 |
7:00 -CREDENCIAMENTO | 8:00-9:45 | 8:00-9:45 |
8:00-9:45 CURSO | 5 SIMPÓSIO, 2 COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO DE POSTER | 8 COMUNICAÇÃO ORAL |
9:45-10:00 - INTERVALO | 9:45-10:00 - INTERVALO | 9:45-10:00 - INTERVALO |
10:00-12:00 | 10:00-12:00 | 10:00-12:00 |
CURSO | 5 SIMPÓSIO, 2 COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO DE POSTER | 8 COMUNICAÇÃO ORAL |
12:00-14:00 - ALMOÇO | 12:00-14:00 - ALMOÇO | 12:00-14:00 - ALMOÇO |
14:00-15:45 | 14:00-15:45 | 14:00-15:45 |
CURSO | 5 SIMPÓSIO, 2 COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO DE POSTER | 8 COMUNICAÇÃO ORAL |
15:45-16:00 - INTERVALO | 15:45-16:00 - INTERVALO | 15:45-16:00 - INTERVALO |
16:00-18:00 | 16:00-18:00 | 16:00-18:00 |
CURSO | 4 SIMPÓSIO e 2 COMUNICAÇÃO ORAL | 8 COMUNICAÇÃO ORAL |
| 16:00-18:00 REUNIÃO DA ABPEE |
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18:00 – 19:00 - JANTAR |
| 18:00 – 19:00 - JANTAR |
19:00 - ABERTURA | 18:00 – 19:00 - JANTAR | 19;00-20:45 |
AUTORIDADES DA UEL, MUNICÍPIO E ESTADO | 19:00 –20:00 Teatro | 8 COMUNICAÇÃO ORAL |
1. SIMPOSIO DE ABERTURA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO ENICÉIA GONÇALVES MENDES - UFSCar NERLI NONATO RIBEIRO MORI – UEM SILVIA MARCIA FERREIRA MELETTI - UEL | 20:30 COQUETEL DE LANÇAMENTO DE LIVROS 2 MESAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E POSTER |
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1. SIMPOSIO DE ABERTURA - INCLUSÃO E PESQUISA - OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO
Conferencistas
2-POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Conferencistas
3-INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Conferencistas
Prof.ª Dra. Sabrina Fernandes de Castro ( sabrinafcastro@gmail.com )
4- PESQUISA CIENTIFICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL-
Prof. Dr. Celso Goyos – UFSCar celsogoyos@hotmail.com
5-FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇAO ESPECIAL
Conferencistas
6-FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Conferencistas
7-ALTAS HABILIDADES: NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL
Coordenação Prof.ª Dra. Maria Helena Novais
Conferencistas:
8-ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Conferencistas:
09-COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Conferencistas:
10-PROFISIONALIZAÇÃO INCLUSÃO NO TRABALHO
Conferencistas
11-SEXUALIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Coordenação:
Conferencistas
12-DEFICIÊNCIA VISUAL
Conferencistas:
13-PANORAMA ATUAL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE
Coordenação:
Conferencistas:
14- QUANDO OS CUIDADORES SÃO FAMILIARES DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
15-ARTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação: Prof.ª Dra Cristiane Cordeiro Nascimento
Conferencistas:
Prof.ª Dra. Lúcia Helena Reily – UNICAMP lureily@terra.com.br lureily@fcm.unicamp.br
16-TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Conferencistas
17- A UTILIZAÇÃO DA LIBRAS NA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Conferencistas
18-EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E INCLUSÃO (Sala na UEL)
Conferencistas
Prof. Dr.
Prof.ª Dra. Rosangela Marques Busto – CEFE/DES/UEL busto@uel.br Prof.ª Dra.
19-PRÁTICA INCLUSIVAS
Coordenação: Prof.ª Dra. Elza Midori Shimazaki - UEM
Conferencistas
CURSOS
1. Realidade virtual aplicada à Educação Especial. Prof.ª Dra. Verônica Bender Haydu- UEL
2. Problemas de comportamento em sala de aula: A formação do professor Prof.ª Dra. Silvia Aparecida Fornazari - UEL (silfornazari@yahoo.com.br)
4. Comunicação Alternativa e Autismo Débora Nunes UFRN (deboranunes@ufrnet.br)
5. Elaboração de Programas de Atendimento Altas Habilidades Superdotação - Prof.ª Dra. Suzana Pérez Barrera Pérez – PUC/RGS (susanapb@terra.com.br)
6. Criação de Núcleos de Acessibilidade na Universidade - Prof.ª Dra. Laura Ceretta Moreira – UFPR (lauracm@ufpr.br)
7. Mitos e Verdades na Relação TDAH, Asperger e Altas Habilidades /Superdotação – Prof.ª Dra. Cristina Maria C. Delou - UFF (presidente@conbrasd.com.br)
10. Formação inicial de professores para a escola inclusiva: quais desafios" - Prof.ª Dra. Rita de Cassia Barbosa Paiva Magalhães – UFRN (ritafora@hotmail.com)
11. Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho: pesquisa e intervenção – Prof.ª Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas UFSJR (carvalhofreitas@mgconecta.com.br)
13. A Entrevista como instrumento de coleta de dados na pesquisa científica - Prof. Dr. Eduardo Jose Manzini – UNESP/Marília (ejmanzini@uol.com.br)
15. Aconselhamento genético na saúde e na educação - Prof.ª Dra. Renata Grossi – UEL (regrossi@hotmail.com )
16. Reunião do Observatório de educação
Inscrição:
Data Inscrição | Aluno e Sócios da ABPEE | PDE/ professores da educação básica | Profissionais |
Até 31 de agosto | 180,00 | 180,00 | 220,00 |
Até 30 de setembro | 200,00 | 200,00 | 250,00 |
Até 31 de outubro | 220,00 | 220,00 | 280,00 |
Novembro | 300,00 | 300,00 | 350,00 |
NORMAS PARA INSCRIÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS DATA PARA ENCAMINHAMENTO DE TRABALHOS
MODALIDADES DE TRABALHO
Os trabalhos deverão ser inscritos em trabalho completo nas modalidades de Comunicação Oral ou Pôster. Caso extrapole o número de trabalhos inscritos e aprovados para Comunicação Oral, em relação ao número de salas disponíveis, a Comissão Organizadora encaminhará os trabalhos excedentes para a apresentação na modalidade de Pôster.
NÚMERO DE TRABALHOS E DE AUTORES
Cada participante inscrito poderá encaminhar até dois trabalhos científicos, na mesma modalidade ou em modalidades diferentes. Será aceito, no máximo, cinco autores em cada trabalho. Em caso de trabalho de múltipla autoria, pelo menos 50% dos autores deverão estar inscritos. A UEL emitirá apenas um certificado por trabalho apresentado.
ORIGEM E NATUREZA DOS TRABALHOS
Na modalidade de comunicação oral serão aceitos somente trabalhos de pesquisas concluídas ou ensaios teóricos (diferente de revisão de literatura). Em pôster, serão aceitos trabalhos de pesquisa e de extensão concluídos ou em andamento, relatos de experiência e ensaio teórico.
1.Apresentação em comunicação oral
Os trabalhos aprovados na modalidade de Comunicação Oral deverão ser apresentados por um dos autores, em dia e hora a serem divulgados pela Comissão Científica. Cada participante terá um espaço de 15(quinze) minutos para apresentação. O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.
Obs: Será disponibilizado um canhão de projeção.
2.Apresentação em pôster
O pôster deverá ser fixado meia hora antes do horário previsto para apresentação, no número do painel indicado previamente pela comissão organizadora. A montagem e retirada do pôster é de inteira responsabilidade dos autores e não serão disponibilizados materiais para a sua fixação. O horário estabelecido para a apresentação do trabalho deverá ser seguido com rigor. Durante esse período o apresentador deverá ficar à disposição dos participantes e da Comissão Julgadora para os questionamentos e esclarecimentos. Em hipótese alguma será aceita a apresentação do pôster por pessoas que não sejam autoras do trabalho. É obrigatória a retirada dos pôsteres logo após o horário de exibição, pois a Comissão Organizadora não se responsabilizará pela sua perda ou dano.
2.1. Normas gerais para confecção do pôster
Tamanho do pôster: Cada trabalho terá 0,90 cm (Largura) x 1,20 cm (Altura) disponível para sua exposição. O Pôster poderá ser feito em uma única página (Banner), ou em páginas menores que podem ser montadas no expositor, sendo recomendada a primeira opção.
Elementos do pôster:
1.Título do trabalho;
2.Nome e sobrenome dos autores (por extenso);
3.E-mail dos autores;
4.Nome da instituição financiadora do projeto ou organismos de apoio;
5.Justificativa do trabalho (importância);
6.Método [mostrar no mínimo os elementos fundamentais: Participantes (Ou fonte dos dados), instrumento e procedimento];
7.Resultados obtidos e sua discussão (análise e interpretação);
8.Conclusão ou considerações finais;
9.Referências bibliográficas.
Obrigatório: Os autores devem afixar cartões contendo informações para que os interessados possam entrar em contato.
ÁREAS TEMÁTICAS
Os trabalhos devem estar vinculados a uma das seguintes áreas temáticas:
1.O processo inclusivo: passado, momento atual e perspectivas.
2.Políticas Públicas em Educação Especial.
3.Esporte: da iniciação ao rendimento.
4.Educação, reabilitação, deficiência e novas tecnologias.
5.Brincar: desenvolvimento e aprendizagem.
6.A pessoa com deficiência no contexto do trabalho: formação e inserção profissional.
7.Família, sociedade e deficiência.
8.Formação de recursos humanos para atuação em educação especial.
9.Habilidades sociais e problemas de comportamento na educação especial.
10.Transtornos globais de desenvolvimento nos diferentes níveis de escolarização.
11.Altas habilidades.
12.A educação especial no contexto hospitalar.
13.Avaliação, diagnóstico e prevenção de deficiências.
ACEITE DOS TRABALHOS
OBS: Os trabalhos serão submetidos à avaliação somente após a comprovação do pagamento da inscrição. O valor da inscrição não será devolvido, caso o trabalho não receba o aceite da Comissão Científica.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO COMPLETO
Identificar a modalidade: Pôster ou Comunicação Oral
Identificar a Área Temática: Indicar uma das 13 áreas temáticas.
Título: Apresentar em caixa alta, justificado e negritado.
Nome dos Autores: Constar os nomes completos e sobrenomes em caixa altos, seguidos do nome da instituição à direita do título, e da agência financiadora (se houver). Sublinhar o nome do apresentador.
Texto: O texto deverá ter de 8 a 12 laudas, tamanho do papel A4, digitado em Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm, sem recuo para o parágrafo, alinhamento justificado e espaço simples, Programa Word 97-2003 (Windows XP). Apresentar a Introdução, Método, Resultado, Discussão e Conclusões com os subtítulos em negrito, primeira letra maiúscula, alinhamento esquerdo.
Referências bibliográficas: Apresentar as referências conforme as normas da ABNT/agosto de 2000.
Notas de rodapé: Indicar a titulação dos autores, endereços e e-mails.
Orientação: em caso de dúvidas, buscar as normas da Revista Brasileira de Educação Especial.
Observações: Os trabalhos que não atenderem as normas de apresentação e/ou problemas de ortografia, gramática e digitação não serão publicados nos anais. Portanto, os autores são responsáveis pela revisão da língua portuguesa do trabalho completo.