Seja bem-vindo!

É muito bom ter você aqui no meu blog!

Considero a importância da troca de informações,experiências e reflexões como a base da formação continuada dos esducadores, este é um espaço voltado para pessoas que, assim como eu, se interessam pelas temáticas e eventos ligados à Educação. Seja bem-vind@!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias"(FREIRE).





Quem sou eu

Minha foto
Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UERJ, professora e pedagoga com habilitação em Educação Especial,especialização em Psicopedagogia e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão. Atuação em turmas de Educação Infantil,Ensino Fundamental I e em Educação Especial, experiência em turmas de alunos com deficiência intelectual (2002 a 2006), na supervisão pedagógica (2007)e direção adjunta (2008)da Escola Especial Favo de Mel que é uma unidade escolar que pertence a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. Coordenadora(2009-2011) do Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão da FAETEC. Atualmente é coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da FAETEC. Tutora do CEDERJ no curso de Pedagogia na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Professora Substituta do Curso de Pedagogia da UERJ. Integrante do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais.

sábado, 30 de julho de 2011

Programação do Festival Assim Vivemos

PROGRAMA 1  [81’]
Entre os Gigantes / Dir. Cory Tomascoff; EUA, 2009. 23’
Incluindo Samuel / Dir. Dan Habib; EUA, 2008. 58’

PROGRAMA 2  [84’]
Segure a minha mão / Dir. J. Parker, V. Paiva, R. Stocking, B. Moser; EUA, 2011. 17’
Dias Felizes / Dir. Wai Mar Nyunt; Myanmar, 2007. 13’
Cidade Down / Dir. Piotr Sliwowski, Marta Dzido; Polônia, 2010. 54’

PROGRAMA 3  [75’]
Quando brilha um raio de luz / Dir. Shahriar Pourseyedian; Irã, 2010. 19’
Rádio Ação / Dir. Tomaz Jurkiewicz; Polônia, 2008. 27’
Sidecars / Dir. Ben Stamper; EUA, 2007. 29’

PROGRAMA 4  [83’]
Linha Lateral / Dir. Ivan Bolotnikov; Russia, 2009. 26’
De corpo e alma / Dir. Matthieu Bron; Moçambique, 2010. 57’

PROGRAMA 5  [80’]
Não vou te reconhecer / Dir. Larissa Santana; EUA, 2010. 10’
Tempo de suas vidas / Dir. Jocelyn Cammack; Reino Unido, 2009. 70’

PROGRAMA 6  [75’]
Aloha / Dir. Paula Maia dos Santos; Brasil, 2010. 15’
Nika / Dir. Anna Belyankina; Russia, 2009. 23’
Um outro olhar / Dir. Bruna Lavoura; Brasil, 2007. 37’

PROGRAMA 7  [74’]
Músca Além da Luz  / Dir. Wai Mar Nyunt; Birmânia, 2006. 13’
Uma simples Cegueira / Dir. Fred Dib e Bruno Rossi; Brasil, 2011. 25’
Mais do que os olhos veem / Dir. Hap Kindem; Noruega, Reino Unido, Canadá, 2011. 29’
O chupa-prego / Dir. Murilo Minello; Brasil, 2011. 7’

PROGRAMA 8  [82’]
Além da Luz / Dir. Ivy Goulart; Brasil, 2010. 82’

PROGRAMA 9  [72’]
Sonor - Sonoro / Dir. Levin Peter; Alemanha, 2010. 37’
Espectro / Dir. Alexandre Figueira; Brasil, 2011. 7’
Ouvindo silêncio / Dir. Hilary Fennell; Irlanda, 2010. 13’
Dois Mundos / Dir. Thereza Jessouroun; Brasil, 2009. 15’

PROGRAMA 10  [71’]
Incluir também se aprende / Dir. Aliny Lamoglia; Brasil, 2011. 37’
Um monte de coisas / Dir. Germinal Roaux; Suiça, 2004. 28’
Grito Apaixonado / Mobility International; EUA, 2011. 6’

PROGRAMA  11 – Sessão Especial  [60’]
História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil // Dir. Aluízio Salles Jr.; Brasil, 2010. 60’




EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Inclusão ou exclusão: " Nada sobre nós sem nós"

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Inscrições para Emeja na FAETEC: para quem não teve oportunidade de cursar o Ensino Médio

A Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC por meio de uma parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado (Cecierj) oferece a partir da próxima segunda-feira, 411 vagas de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (Emeja), na modalidade de educação à distância (semipresencial). As vagas serão para os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de Bangu, Cidade de Deus, Correios (Manguinhos), Engenho Novo, Quitungo (Vila da Penha), Saracuruna, Santa Cruz e São João de Meriti. As inscrições ficam abertas até o dia 7 de agosto e devem ser feitas no site da Faetec (http://www.faetec.rj.gov.br/). O edital estará disponível no site da Rede a partir de segunda-feira (1/8).

De improviso, Dilma cria cotas em bolsas de estudo - Educação - Notícia - VEJA.com

De improviso, Dilma cria cotas em bolsas de estudo - Educação - Notícia - VEJA.com

IBDD reivindica inclusão de pequena e média empresa na Lei de Cotas e prazo final de 5 anos para seu cumprimento

No seminário sobre os 20 anos da Lei de Cotas para emprego de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi feita a reivindicação pelo IBDD  relativa a alteração desta lei para possa incluir empresas com menor número de empregados. A reivindicação  faz parte de uma lista de 8 pontos apresentada na última segunda-feira, durante o seminário  na OAB/RJ, para exigir o cumprimento da cota pelas empresas.
Atualmente a lei determina que empresas com 100 ou mais empregados estãoobrigadas a preencher de 2% a 5% de seus cargos com funcionários reabilitados ou pessoas com deficiência.

Maiores informações:


domingo, 17 de julho de 2011

Seminário sobre os 20 anos da Lei de Cotas - IBDD

O seminário vai celebrar os 20 anos da criação da Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, que estabeleceu cotas de vagas para pessoas com deficiência nas empresas privadas. Apesar dos avanços conquistados pela lei para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, os desafios para a empregabilidade ainda são grandes. http://www.ibdd.org.br/noticias/noticias-noti-julho%204%20senador%20lindbergh.asp

Dia: 25 de julho
Horário: de 10 às 13 horas
Local: OAB/RJ - Avenida Marechal Câmara, 150/9º andar - Rio de Janeiro
Inscrição gratuita: informe@ibdd.org.br

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Programação Preliminar do VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial

VI CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E VII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
08 a 10 de novembro de 2011
Hotel Sumatra-UEL-Londrina-Pr

TEMA CENTRAL

INCLUSÃO: PESQUISA E ENSINO
Introdução
O VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial (CBMEE) terá como tema Inclusão:Pesquisa e Ensino.
O evento é realizado juntamente com a ABPEE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, por meio do VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.
Trata-se de importante evento na área e tem como objetivo congregar profissionais da Educação Especial e áreas afins com a finalidade de discutir e disseminar conhecimentos produzidos por pesquisadores e alunos de pós-graduação. Está classificado no Qualis B1 da Capes.
O evento, nos últimos anos, assumiu o caráter de congresso bianual e, no ano posterior ao congresso, tem alcançado a meta de publicação de coletâneas de livros sobre os temas discutidos nas mesas redondas e conferências e, também, os trabalhos apresentados no evento. Esses trabalhos eram analisados por comitê científico do evento e, posteriormente, por comitê científico para publicação em livro.  A meta do presente ano é a participação de vários programas de Pós-graduação de várias Universidades do Brasil que trabalham com a temática.
Na presente edição, participarão do evento 70 conferencistas, divididos em 20 simpósios e 15  minicursos.  Além disso, a coordenação do Evento  abriu espaço para reunião da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL e participantes dos projetos  Observatório da Educação-Educação Especial
Os profissionais-conferencistas são pesquisadores de Programas de Pós-graduação oriundos de 23 universidades brasileiras  e 20 diferentes programas de pós-graduação stricto sensu:
1.            PUC – São Paulo
2.            Unesp de Marília
3.            Unesp de Bauru
4.            Unesp de Araraquara
5.            Universidade de São Paulo
6.            Universidade Estadual de Londrina
7.            Universidade Estadual de Maringá
8.            Universidade Estadual de Ponta Grossa
9.            Universidade do Estado do Rio de Janeiro
10.         Unicamp – Campinas
11.         Unicentro-PR
12.         UNIFIL-Lon
13.         Unoeste-PR
14.         Universidade Federal de São Carlos
15.         Universidade Federal de São João Del Rey
16.         Universidade Federal do Rio de Janeiro
17.         Universidade Federal do Rio Grande do Norte
18.         Universidade Federal do Paraná
19.         Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
20.         Universidade Federal do Espírito Santo
21.         Universidade Presbiteriana Mackenzie
22.         UFTPR

Temas para inscrição de trabalhos
1.          O processo inclusivo na educação e sociedade
2.          Políticas Públicas em Educação Especial.
3.          Esporte: da iniciação ao rendimento.
4.          Educação, reabilitação, deficiência e novas tecnologias.
5.          Brincar: desenvolvimento e aprendizagem.
6.          A pessoa com deficiência no contexto do trabalho: formação e inserção profissional.
7.          Família, sociedade e deficiência.
8.          Formação de recursos humanos para atuação em educação especial.
9.          Habilidades sociais e problemas de comportamento na educação especial.
10.          Transtornos globais de desenvolvimento nos diferentes níveis de escolarização.
11.          Altas habilidades/superdotação: identificação e intervenção.
12.          A educação especial no contexto hospitalar.
13.          Avaliação, diagnóstico e prevenção de deficiências.
14.          Serviços de educação especial

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Coordenadora Geral
Prof.ª Dra. Maria Cristina Marquezine – Departamento de Educação/UEL e Presidente da ABPEE. (crisedes@uel.br; mcrismarquezine@gmail.com )
Vice-coordenadora Geral
Prof.ª Dra. Eliza Dieko Oshiro Tanaka – Departamento de Psicologia Social e Institucional/UEL. (elizatanaka@sercomtel.com.br)

Equipe executiva:
Prof.ª Dra. Dirce Shizuko Fujisawa CCS – FIT/UEL (dirce07@sercomtel.com.br)
Psicóloga Ingrid Caroline de Oliveira Ausec - UEL (ing-ausec@uel.br)
Prof.ª Dra. Rosangela Marques Busto – UEL(busto@uel.br)
Prof.ª Dra. Silvia Aparecida Fornazari – UEL (silfornazari@yahoo.com.br)
Berenice de Souza Ferreira Barbosa – UEL bbarbosa@uel.br
Professora Silvana Araujo Silva - UEL
Tamires Sasaki de Oliveira - tamirissasaki@hotmail.com
Cristiane Tokairin -  cristokairin@hotmail.com
Gislaine Bastos Ferreira gislene_bastos@hotmail.com
Magaly Bruna Ramos
Bárbara Delalibera
Fernanda Silva
Celina Sayuri Nakamura

Comissão Interinstitucional
Prof.ª Dra. Débora Deliberato - UNESP (delibera@marilia.unesp.br)
Prof.  Dr. Eduardo José Manzini - UNESP/Campus de Marília (ejmanzini@uol.com.br )
Prof.ª Dra.Elsa Midori Shimazaki - UEM (shimazaki@wnet.com.br)
Prof.ª Dra.Enicéia Gonçalves Mendes - UFSCar eniceia.mendes@pq.cnpq.br
Prof.  Dr.Gilmar de Carvalho Cruz - UNICENTRO (gilmar@irati.unicentro.br)
Prof.ª Dra. Maria Amelia Almeida - UFSCar (ameliama@terra.com.br)
Prof.ª Dra. Nerli Nonato Ribeiro Mori - UEM - nnrmori@uem.br
Prof.ª Dra. Olinda Teruko Kajihara  - UEM (olindakajihara@hotmail.com)
Prof.ª Dra.Rosângela Gavioli Prieto -  USP (rosangel@usp.br)   


COMISSÃO CIENTÍFICA
Coordenação: Eliza Dieko Oshiro Tanaka e Dirce S. Fujisawa
Prof.ª Dra. Ângela Maria Sirena Alpino - UEL (angelasiral@uel.br)
Prof.ª Dra. Célia Regina Vitaliano -/UEL (creginav@uel.br)
Ms. Cleusa Regina Secco Miranda RMRE_LON (cleusasecco@hotmail.com)
Prof.ª Dra. Débora Deliberato - UNESP (delibera@marilia.unesp.br)
Prof.ª Dra.Dirce Shizuko Fujisawa CCS – FIT dirce07@sercomtel.com.br
Prof. Dr. Eduardo José Manzini - UNESP/Campus de Marília (ejmanzini@uol.com.br)
Prof.ª Dra. Eliza Dieko Oshiro Tanaka -  UEL (elizatanaka@sercomtel.com.br)
Prof.ª Dra.Elsa Midori Shimazaki -  UEM shimazaki@wnet.com.br)
Prof.ª Ms. Esther Lopes NRE (famlopes@onda.com.br)
Prof. Dr.Gilmar de Carvalho Cruz UNICENTRO (gilmar@irati.unicentro.br)
Ms. Guilherme Sanches Valverde Londrina (guilherme_valverde@hotmail.com)
Prof. Dr. João Batista Martins - UEL (jbmartin@sercomtel.com.br)
Prof.ª Dra  Lígia Maria Presumido Braccialli – UNESP/ Marília (bracci@marilia.unesp.br)
Prof.ª Dra Luci Pastor Manzoli - UNESP/ Araraquara (ozilu@yahoo.com.br)
Prof.ª Dra. Lucia de Araújo Martins - UFRN (lucmartins@terra.br)
Prof.ª Ms.Luzia Rodrigues -  UENP/UFTPR luziarodrigues@uenp.edu.br
Prof.ª Dra Magda Solange Pestun -  UEL (pestun@sercomtel.com.br)
Prof.ª Dra  Margarette Matesco Rocha - UEL (margarette@uel.br)
Prof.ª Dra.Marilicia Witzler Antunes Palmieri - UEL (marilicia@uel.br)
Prof.ª Dra. Maria Cristina Marquezine - UEL (crismarquezine@sercomtel.com.br)
Prof.ª Dra. Maria de Lourdes Perioto Guhur - UEM (sec-ppe@uem.br)
Prof.ª Dra. Maura Gloria de Freitas - UEL maurafreitas@sercomtel.com.br
Prof.ª Dra. Olinda Teruko Kajihara - UEM (olindakajihara@hotmail.com)
Prof.ª Dra. Renata Grossi - UEL ( regrossi@hotmail.com)
Prof.ª Dra. Rosangela Marques Busto - UEL (busto@uel.br)
Prof.ª Dra. Silvia Aparecida Fornazari  - UEL (silfornazari@yahoo.com.br)
Prof.ª Dra. Silvia Márcia Ferreira Meletti  - UEL (spmeletti@uol.com.br)
Prof.ª Dra. Silvia Regina de Souza Arrabal Gil  - UEL (ssouza@uel.br)
Prof.ª Dra. Sônia Regina Vargas Mansano  - UEL (mansano@uel.br)
Prof.ª Dra. Sonia M. Toyoshima Lima - UEM (smtlima@uem.br; toyolima@brturbo.com.br)
Prof.ª MS. Solange Leme Ferreira UEL - UEL (solpsy@yahoo.com.br)
Prof.ª Dra. Solange Franci Raimundo Yaegashi - UEM (solangefry@hotmail.com)
Prof.ª Dra. Solange Maria Beggiato Mezaroba - UEL (solmezza@uel.br)
Prof.ª Dra. Valéria Queiróz Furtado - UEL (valeriauel@uel.br)
Prof.ª Dra. Verônica Bender Haydu - UEL (veronicahaydu@gmail.com)

Comissão de Apoio
Coordenação: Prof.ª Dra. Silvia Aparecida Fornazari e Psicóloga Ingrid Caroline de Oliveira Ausec





PROGRAMA PRELIMINAR


PROGRAMAÇÃO

08/11
09/11
10/11
7:00 -CREDENCIAMENTO
8:00-9:45
8:00-9:45
8:00-9:45 CURSO
5 SIMPÓSIO, 
2 COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO DE POSTER
8 COMUNICAÇÃO ORAL
9:45-10:00 - INTERVALO
9:45-10:00 - INTERVALO
9:45-10:00 - INTERVALO
10:00-12:00
10:00-12:00
10:00-12:00
CURSO
5 SIMPÓSIO, 
2 COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO DE POSTER
8 COMUNICAÇÃO ORAL
12:00-14:00 - ALMOÇO
12:00-14:00 - ALMOÇO
12:00-14:00 - ALMOÇO
14:00-15:45
14:00-15:45
14:00-15:45
CURSO
5 SIMPÓSIO, 
2 COMUNICAÇÃO ORAL E SESSÃO DE POSTER
8 COMUNICAÇÃO ORAL
15:45-16:00 - INTERVALO
15:45-16:00 - INTERVALO
15:45-16:00 - INTERVALO
16:00-18:00
16:00-18:00
16:00-18:00
CURSO
4 SIMPÓSIO e
2 COMUNICAÇÃO ORAL
8 COMUNICAÇÃO ORAL

16:00-18:00 REUNIÃO DA ABPEE

18:00 –  19:00 -  JANTAR

18:00 – 19:00 -  JANTAR
19:00 - ABERTURA
18:00 – 19:00 -  JANTAR
19;00-20:45
AUTORIDADES DA UEL, MUNICÍPIO E ESTADO
19:00 –20:00 Teatro
8 COMUNICAÇÃO ORAL
1.     SIMPOSIO DE ABERTURA
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO 
ENICÉIA GONÇALVES MENDES - UFSCar
NERLI NONATO RIBEIRO MORI – UEM
SILVIA MARCIA FERREIRA MELETTI - UEL
20:30 COQUETEL  DE LANÇAMENTO DE LIVROS
2 MESAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E POSTER




1.      SIMPOSIO DE ABERTURA  - INCLUSÃO E PESQUISA - OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO 
Coordenação: Prof.ª Dra. Eliza Dieko Oshiro Tanaka UEL -elizatanaka@sercomtel.com.br
Conferencistas
Prof.ª Dra.  Enicéia Gonçalves Mendes – UFSCAR eniceia.mendes@pq.cnpq.br
Prof.ª Dra. Nerli Nonato Ribeiro Mori – UEM - nnrmori@uem.br
Prof.ª Dra. Silvia Marcia Ferreira Meletti - UEL  - spmeletti@uol.co m.br

2-POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL 
Cooredenação: Prof.ª Dra. Silvia Márcia Ferreira Meletti  UEL spmeletti@uol.com.br
Conferencistas
Prof.ª Dra. Rosângela Gavioli Prieto - USP      rosangel@usp.br
Prof.ª Dra. Mônica Pereira dos Santos - UFRJ  monicapes@gmail.com  
Prof.ª Dra. Mônica de Carvalho Magalhães Kassar - UFMS  mkassar@terra.com.br



3-INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Coordenação:  Prof.ª Dra. Celia Regina Vitaliano - UEL creginav@uel.br
Conferencistas
Prof.ª Dra. Sabrina Fernandes de Castro ( sabrinafcastro@gmail.com )
Prof.ª Dra. Theresinha Guimarães Miranda - UFBA tmiranda@ufba.br
Prof.ª Dra. Laura Ceretta Moreira - UFPR    lauracm@ufpr.br

4- PESQUISA CIENTIFICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL-
Prof. Dr. Celso Goyos – UFSCar celsogoyos@hotmail.com
Prof.ª Dra. Denise Meirelles de Jesus – UFES  jesusdenise@hotmail.com
Prof. Dr. Eduardo José Manzini – UNESP/Campus de Marília ejmanzini@uol.com.br
Prof.ª Dra. Enicéia Gonçalves Mendes – UFSCar eniceia.mendes@pq.cnpq.br

5-FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇAO ESPECIAL
Coordenacão:  Prof.ª Dra. Silvia Aparecida Fornazari - UEL silfornazari@yahoo.com.br
Conferencistas
Prof.ª Dra. Elza Midori Shimazaki – UEM shimazaki@wnet.com.br
Prof.ª Dra. Maria Amelia Almeida - UFSCar ameliama@terra.com.br
Prof.ª Dra. Maria Cristina Marquezine – UEL  crisedes@uel.br 

6-FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Coordenação: Prof.ª Dra. Maria Cristina Marquezine UEL crisedes@uel.br
Conferencistas
Prof.ª Dra. Ângela Maria Sirena Alpino – UEL angelasiral@uel.br
Prof. Dr.Gilmar de Carvalho Cruz - UNICENTRO /UEPG (gilmar@irati.unicentro.br )
Prof.ª Dra. Rita de Cassia Barbosa Paiva Magalhães - UFRN (ritafora@hotmail.com)


7-ALTAS HABILIDADES: NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL
Coordenação Prof.ª Dra. Maria Helena Novais
Conferencistas:
Prof.ª Dra. Cristina Maria Carvalho  Delou – UFF presidente@conbrasd.com.br
Prof.ª Dra. Soraia Napoleão Freitas – UFSM  soraianf@fatecnet.ufsm.br
Prof.ª Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez - PUC-RS susanapb@terra.com.br

8-ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Coordenação: Prof.ª Dra. Renata Grossi UEL regrossi@hotmail.com
Conferencistas:
Prof.ª Alexandra Ayache Anache - UFMS alexandra.anache@gmail.com
Prof. Dr. Lineu Norio Kohatsu - USP lineu@usp.br
Prof.ª Dra. Maria Piedade Resende Costa - UFSCar piedade@ufscar.br

09-COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Coordenação Prof.ª Dra. Leila Regina D’Oliveira Paula Nunes - UERJ leilareginanunes@terra.com.br ;nuneslr@uerj.br
Conferencistas:
Prof.ª Dra. Débora Deliberato – UNESP/Campus de Marília delibera@marilia.unesp.br 
Prof.ª Dra. Débora Nunes - UFRN deboranunes@ufrnet.br
Prof.ª Dra. Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter – UERJ  catiawalter@yahoo.com.br

10-PROFISIONALIZAÇÃO INCLUSÃO NO TRABALHO
Coordenação Prof. Dr Eduardo Jose Manzini - UNESP  ejmanzini@uol.com.br
Conferencistas
Prof.ª Dra. Eliza Dieko Oshiro Tanaka- UEL elizatanaka@sercomtel.com.br
Prof. Dr.Francisco de Paula Nunes Sobrinho - UERJ fnunessobrinho@yahoo.com.br  
Prof.ª Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas – UF São João Del Rey carvalhofreitas@mgconecta.com.br

11-SEXUALIDADE DA PESSOA  COM DEFICIÊNCIA
Coordenação:
Conferencistas
Prof.ª Dra. Ana Claudia Bortolozzi Maia – UNESP/Baurú  bortolozzimaia@uol.com.br
Profa. Dra. Fátima Elizabeth Denari - UFSCar fadenari@terra.com.br
Prof.ª Dra Mary Neide Damico Figueiro - UEL figueiro@onda.com.br


12-DEFICIÊNCIA VISUAL
Coordenação Ivone Gomes da Rocha Galdino ilitc@sercomtel.com.br
Conferencistas:
Prof.ª Dra.Elcie Aparecida F. Salzano Masini -  Mackenzie elcie@pq.cnpq.br)
Profa. Dra. Maria Julia Canzza Dal’aqua - UNESP juliacandal@gmail.com

13-PANORAMA ATUAL DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE ACESSIBILIDADE
Coordenação:
Conferencistas:
Prof. Dr. Eduardo Jose Manzini –UNESP/Marília  ejmanzini@uol.com.br
Prof. Dr.Jorge Bidarra - UNIOESTE jorge.bidarra@unioeste.br
Prof. Dr. Percy Nohama - UFTPR percy.nohama@pucpr.br; nohama@utfpr.edu.br


14- QUANDO OS CUIDADORES SÃO FAMILIARES DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS 
Coordenação: Prof.ª Dra. Dirce Shizuko Fujisawa - UEL dirce07@sercomtel.com.br Conferencistas
Prof. Dra.Silvia Aparecida Fornazari - UEL silfornazari@yahoo.com.br
Prof. Dr. Sadao Omote  UNESP/Marília somote@uol.com.br
Prof. Dra. Mara Lucia Garanhane - UEL  maragara@dilk.com.br

15-ARTE E EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação: Prof.ª Dra Cristiane Cordeiro Nascimento
Conferencistas:
Prof.ª Dra. Lúcia Helena Reily – UNICAMP lureily@terra.com.br lureily@fcm.unicamp.br
Prof.ª Dra. Maria Auxiliadora Terra Cunha - UNISUAM tiadodora@uol.com.br
Prof.ª Dra. Solange Leme Ferreira - UEL solpsy@yahoo.com.br

16-TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Coordenação:  Prof.ª Dra Catia Walter - UERJ catiawalter@yahoo.com.br
Conferencistas
Prof. Dr. Francisco  B. Assumpção Junior – USP cassiterides@bol.com.br
Prof.ª Dra Olinda Teruko Kajihara - UEM olindakajihara@hotmail.com
Prof.ª Dra Debora Nunes - UFRN deboranunes@ufrnet.br

 17- A UTILIZAÇÃO DA LIBRAS NA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
Coordenação: Prof.ª Dra.  Débora Deliberato - UNESP  delibera@marilia.unesp.br 
Conferencistas
Prof.ª Dra. Cristina Bróglia de Feitosa Lacerda – UFSCar cristinalacerda@uol.com.br
Prof. Dr. João Juliani – UNIFIL  joao.juliani@unifil.br
Prof. Dr. José Geraldo da Silveira Bueno – PUC/São Paulo jotage@pucsp.br

18-EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E INCLUSÃO (Sala na UEL)
Coordenação: Prof. Dr. Gilmar Carvalho Cruz - UNICENTRO/UEPG gilmar@irati.unicentro.br 
Conferencistas
Prof. Dr.
Prof.ª Dra. Rosangela Marques Busto – CEFE/DES/UEL busto@uel.br
Prof.ª Dra.
19-PRÁTICA INCLUSIVAS
Coordenação: Prof.ª Dra. Elza Midori Shimazaki - UEM 
Conferencistas
Prof. Dr. Allan Rocha Damasceno - UFRRJL  allan_damasceno@hotmail.com
Prof.ª Dra. Edicléa Mascarenhas Fernandes - UERJ edicleia@globo.com professoraediclea.uerj@gmail.com
Prof.ª Dra. Windyz Ferreira  UFPB windyzferreira@hotmail.com

CURSOS
1.    Realidade virtual aplicada à Educação Especial.  Prof.ª Dra. Verônica Bender Haydu- UEL

2.    Problemas de comportamento em sala de aula: A formação do professor  Prof.ª Dra. Silvia Aparecida Fornazari - UEL (silfornazari@yahoo.com.br)

3.    Autismo - Prof. Dr. Francisco Baptista Assumpção Jr – USP cassiterides@bol.com.br

4.    Comunicação Alternativa  e Autismo  Débora Nunes  UFRN (deboranunes@ufrnet.br)

5.    Elaboração de Programas de Atendimento Altas Habilidades Superdotação  - Prof.ª Dra. Suzana Pérez Barrera Pérez – PUC/RGS (susanapb@terra.com.br)

6.    Criação de Núcleos de Acessibilidade na Universidade - Prof.ª Dra. Laura Ceretta Moreira – UFPR (lauracm@ufpr.br)

7.    Mitos e Verdades na Relação TDAH, Asperger e Altas Habilidades /Superdotação – Prof.ª Dra. Cristina Maria C. Delou  - UFF (presidente@conbrasd.com.br)

8.    Respiração Bucal e Dificuldade de Aprendizado - Prof.ª Dra. Olinda Teruko Kajihara – UEM (olindakajihara@hotmail.com)

9.    Mobiliário Adaptado - Prof.ª Dra. Ligia Mª Presumido Braccialli – UNESP/Marília (bracci@marilia.unesp.br) e Prof.ª Dra.   Angela Sirena Alpino  - UEL (angelasiral@uel.br)

10.  Formação inicial de professores para a escola inclusiva: quais desafios"  - Prof.ª Dra. Rita  de Cassia Barbosa Paiva Magalhães – UFRN (ritafora@hotmail.com)

11.  Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho: pesquisa e  intervenção – Prof.ª Dra. Maria  Nivalda de Carvalho-Freitas UFSJR (carvalhofreitas@mgconecta.com.br)

12.  Tecnologia Assistiva. - Prof. Dr.Percy Nohama (percy.nohama@pucpr.br; (nohama@utfpr.edu.br)

13.  A Entrevista como instrumento de coleta de dados na pesquisa científica - Prof. Dr. Eduardo Jose Manzini – UNESP/Marília (ejmanzini@uol.com.br)

14.  Desenvolvimento de habilidades sociais em pessoas com deficiência – Prof.ª Dra. Maura Gloria de Freitas - UEL (maurafreitas@sercomtel.com.br)  e Prof.ª Dra.  Margarette Matesco Rocha - UEL (margarette@uel.br).

15.  Aconselhamento genético na saúde e na educação - Prof.ª Dra. Renata Grossi – UEL (regrossi@hotmail.com )

16.  Reunião do Observatório de educação

Inscrição:

Data Inscrição
Aluno e Sócios da
ABPEE
PDE/ professores
da educação básica
Profissionais
Até 31 de agosto
180,00
180,00
220,00
Até 30 de setembro
200,00
200,00
250,00
Até 31 de outubro
220,00
220,00
280,00
Novembro
300,00
300,00
350,00



NORMAS PARA INSCRIÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS 
 DATA PARA ENCAMINHAMENTO DE TRABALHOS 
O prazo limite é 05 DE SETEMBRO DE 2011 Os trabalhos deverão ser inscritos na página do evento, no seguinte endereço eletrônico: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/

MODALIDADES DE TRABALHO
 
Os trabalhos deverão ser inscritos em trabalho completo nas modalidades de Comunicação Oral ou Pôster. Caso extrapole o número de trabalhos inscritos e aprovados para Comunicação Oral, em relação ao número de salas disponíveis, a Comissão Organizadora encaminhará os trabalhos excedentes para a apresentação na modalidade de Pôster.

NÚMERO DE TRABALHOS E DE AUTORES
Cada participante inscrito poderá encaminhar até dois trabalhos científicos, na mesma modalidade ou em modalidades diferentes. Será aceito, no máximo, cinco autores em cada trabalho. Em caso de trabalho de múltipla autoria, pelo menos 50% dos autores deverão estar inscritos. A UEL emitirá apenas um certificado por trabalho apresentado.

ORIGEM E NATUREZA DOS TRABALHOS
Na modalidade de comunicação oral serão aceitos somente trabalhos de pesquisas concluídas ou ensaios teóricos (diferente de revisão de literatura). Em pôster, serão aceitos trabalhos de pesquisa e de extensão concluídos ou em andamento, relatos de experiência e ensaio teórico.
1.Apresentação em comunicação oral
Os trabalhos aprovados na modalidade de Comunicação Oral deverão ser apresentados por um dos autores, em dia e hora a serem divulgados pela Comissão Científica. Cada participante terá um espaço de 15(quinze) minutos para apresentação. O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.
Obs: Será disponibilizado um canhão de projeção.
2.Apresentação em pôster
O pôster deverá ser fixado meia hora antes do horário previsto para apresentação, no número do painel indicado previamente pela comissão organizadora. A montagem e retirada do pôster é de inteira responsabilidade dos autores e não serão disponibilizados materiais para a sua fixação. O horário estabelecido para a apresentação do trabalho deverá ser seguido com rigor. Durante esse período o apresentador deverá ficar à disposição dos participantes e da Comissão Julgadora para os questionamentos e esclarecimentos. Em hipótese alguma será aceita a apresentação do pôster por pessoas que não sejam autoras do trabalho. É obrigatória a retirada dos pôsteres logo após o horário de exibição, pois a Comissão Organizadora não se responsabilizará pela sua perda ou dano.
2.1. Normas gerais para confecção do pôster
Tamanho do pôster: Cada trabalho terá 0,90 cm (Largura) x 1,20 cm (Altura) disponível para sua exposição. O Pôster poderá ser feito em uma única página (Banner), ou em páginas menores que podem ser montadas no expositor, sendo recomendada a primeira opção.
Elementos do pôster:
1.Título do trabalho;
2.Nome e sobrenome dos autores (por extenso);
3.E-mail dos autores;
4.Nome da instituição financiadora do projeto ou organismos de apoio;
5.Justificativa do trabalho (importância);
6.Método [mostrar no mínimo os elementos fundamentais: Participantes (Ou fonte dos dados), instrumento e procedimento];
7.Resultados obtidos e sua discussão (análise e interpretação);
8.Conclusão ou considerações finais;
9.Referências bibliográficas.
Obrigatório: Os autores devem afixar cartões contendo informações para que os interessados possam entrar em contato.

ÁREAS TEMÁTICAS
Os trabalhos devem estar vinculados a uma das seguintes áreas temáticas:
1.O processo inclusivo: passado, momento atual e perspectivas.
2.Políticas Públicas em Educação Especial.
3.Esporte: da iniciação ao rendimento.
4.Educação, reabilitação, deficiência e novas tecnologias.
5.Brincar: desenvolvimento e aprendizagem.
6.A pessoa com deficiência no contexto do trabalho: formação e inserção profissional.
7.Família, sociedade e deficiência.
8.Formação de recursos humanos para atuação em educação especial.
9.Habilidades sociais e problemas de comportamento na educação especial.
10.Transtornos globais de desenvolvimento nos diferentes níveis de escolarização.
11.Altas habilidades.
12.A educação especial no contexto hospitalar.
13.Avaliação, diagnóstico e prevenção de deficiências.

ACEITE DOS TRABALHOS
Serão aceitos somente os trabalhos que seguirem rigorosamente as normas estabelecidas e forem aprovados pela Comissão Científica do evento. A lista dos trabalhos aceitos será divulgada no site http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/
OBS: Os trabalhos serão submetidos à avaliação somente após a comprovação do pagamento da inscrição. O valor da inscrição não será devolvido, caso o trabalho não receba o aceite da Comissão Científica.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO COMPLETO
Identificar a modalidade: Pôster ou Comunicação Oral
Identificar a Área Temática: Indicar uma das 13 áreas temáticas.
Título: Apresentar em caixa alta, justificado e negritado.
Nome dos Autores: Constar os nomes completos e sobrenomes em caixa altos, seguidos do nome da instituição à direita do título, e da agência financiadora (se houver). Sublinhar o nome do apresentador.
Texto: O texto deverá ter de 8 a 12 laudas, tamanho do papel A4, digitado em Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm, sem recuo para o parágrafo, alinhamento justificado e espaço simples, Programa Word 97-2003 (Windows XP). Apresentar a Introdução, Método, Resultado, Discussão e Conclusões com os subtítulos em negrito, primeira letra maiúscula, alinhamento esquerdo.
Referências bibliográficas: Apresentar as referências conforme as normas da ABNT/agosto de 2000.
Notas de rodapé: Indicar a titulação dos autores, endereços e e-mails.
Orientação: em caso de dúvidas, buscar as normas da Revista Brasileira de Educação Especial.
Observações: Os trabalhos que não atenderem as normas de apresentação e/ou problemas de ortografia,  gramática e digitação não serão publicados nos anais. Portanto, os autores são responsáveis pela revisão da língua portuguesa do trabalho completo.