Seja bem-vindo!

É muito bom ter você aqui no meu blog!

Considero a importância da troca de informações,experiências e reflexões como a base da formação continuada dos esducadores, este é um espaço voltado para pessoas que, assim como eu, se interessam pelas temáticas e eventos ligados à Educação. Seja bem-vind@!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias"(FREIRE).





Quem sou eu

Minha foto
Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UERJ, professora e pedagoga com habilitação em Educação Especial,especialização em Psicopedagogia e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão. Atuação em turmas de Educação Infantil,Ensino Fundamental I e em Educação Especial, experiência em turmas de alunos com deficiência intelectual (2002 a 2006), na supervisão pedagógica (2007)e direção adjunta (2008)da Escola Especial Favo de Mel que é uma unidade escolar que pertence a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. Coordenadora(2009-2011) do Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão da FAETEC. Atualmente é coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da FAETEC. Tutora do CEDERJ no curso de Pedagogia na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Professora Substituta do Curso de Pedagogia da UERJ. Integrante do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

VII COPENE

  O COPENE tem como principal intenção apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, emanadas nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos. Deste modo, serão apresentados concomitantemente os seguintes seminários:

II Seminário Internacional de Pesquisadores/as Negros/as;
I Seminário de Iniciação Científica da ABPN.




O evento acontecerá  de 16 a 20 de julho.
Evento: VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (COPENE 2012)
Local: será sediado na cidade de Florianópolis - SC
Tema: “Os Desafios da Luta Antirracista no século XXI”


Maiores informações no site:


http://www.abpn.org.br/copene/

domingo, 22 de abril de 2012

Vestibular CEDERJ 2012: 12 cursos de Graduação

Se você quer cursar uma universidade, mas mora no interior, longe dos centros universitários, ou não tem tempo de conciliar o trabalho com o estudo, fique atento. Estão abertas, até 20 de maio, as inscrições para 6.081 vagas do vestibular do Consórcio Cederj, que reúne as principais instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro:  Cefet , Uenf,  Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ-Rural e UniRio .
Ao todo, são oferecidos 12 cursos de graduação a distância e o diploma de graduação é o das instituições de ensino. Este é o maior número de vagas oferecido desde que o consórcio foi criado. As inscrições serão feitas somente pela internet,  na página  http://www.vestibular.cederj.edu.br/.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 45. As oportunidades são para os cursos de Administração (665 vagas); Administração Pública (438); licenciaturas em Ciências Biológicas (880); em Física (405); em História (250); em Letras (300);  em Matemática (783); em Pedagogia (763); em Química (248); em Turismo (286); Tecnologia em Sistemas de Computação (813) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250). Os cursos são oferecidos em 32 localidades, abrangendo todas as regiões do estado do Rio.
O edital, o manual do candidato e o link para as inscrições estão disponíveis no link abaixo:

domingo, 8 de abril de 2012

RIO + 20

Sobre a Rio+20


Morro Pão de Açúcar e bondinho.A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergenciais.

Serão objetivos da Conferência:
  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Mais informações: http://www.rio20.gov.br/


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Inscrições abertas para o Curso de Especialização em Mídias na Educação

A Universidade Federal de Juiz de Fora está com inscrições abertas, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), de  processo seletivo para o Curso de Especialização em Mídias na Educação, na modalidade a distância, nos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O curso  tem por objetivo contribuir para a formação continuada de professores do ensino básico da rede pública, estimulando a produção das diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica das escolas e a uma concepção interacionista de aprendizagem. Somente os professores do ensino básico da rede pública poderão inscrever-se no processo seletivo.
Ao todo serão ofertadas 280 vagas, distribuídas em cinco pólos: Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Lagoa Santa, Mantena, Salinas.

domingo, 1 de abril de 2012

V Encontro Nacional do ConBraSD e I Encontro de Crianças e Jovens Superdotados do Rio de Janeiro

Excelente oportunidade para aqueles que se dedicam a temática da educação de pessoas com haltas habilidades/superdotação.

O encontro será de 25 a 27 de julho na UERJ.
 Informações no site: http://www.conbrasd.org/