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Considero a importância da troca de informações,experiências e reflexões como a base da formação continuada dos esducadores, este é um espaço voltado para pessoas que, assim como eu, se interessam pelas temáticas e eventos ligados à Educação. Seja bem-vind@!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias"(FREIRE).





Quem sou eu

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Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UERJ, professora e pedagoga com habilitação em Educação Especial,especialização em Psicopedagogia e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão. Atuação em turmas de Educação Infantil,Ensino Fundamental I e em Educação Especial, experiência em turmas de alunos com deficiência intelectual (2002 a 2006), na supervisão pedagógica (2007)e direção adjunta (2008)da Escola Especial Favo de Mel que é uma unidade escolar que pertence a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. Coordenadora(2009-2011) do Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão da FAETEC. Atualmente é coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da FAETEC. Tutora do CEDERJ no curso de Pedagogia na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Professora Substituta do Curso de Pedagogia da UERJ. Integrante do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

V Congresso Brasileiro de Educação especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.

Data: 14 a 17 de novembro de 2012.


V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE)
VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE)

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: até 15/08/2010

v    Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral ou de pôster.
v    Em trabalhos de co-autoria, é necessário o pagamento da inscrição de pelo menos um dos seus autores. Entretanto, somente receberão certificados de apresentação, os autores e co-autores que estiverem inscritos no evento.
v    Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores.
v    Serão aceitos no máximo dois trabalhos por inscrição.
Instruções para envio de trabalhos

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: até 15/08/2012

  • Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral ou de pôster.
  • Em trabalhos de co-autoria, é necessário o pagamento da inscrição de pelo menos um dos seus autores. Entretanto, somente receberão certificados de apresentação, os autores e co-autores que estiverem inscritos no evento.
  • Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores.
  • Serão aceitos no máximo dois trabalhos por inscrição.

CATEGORIAS DOS TRABALHOS
1. COMUNICAÇÕES ORAIS
Pesquisas concluídas
2. PÔSTERES
Pesquisas em andamento (necessariamente a pesquisa precisa ter resultados parciais)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS
O texto completo deverá conter os seguintes itens:
a) Título em negrito e centralizado;
b) Nome do autor e co-autores completos (e por extenso);
c) Identificação da instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver);
d) Indicação do eixo temático;
e) Indicação da categoria (pôster ou comunicação);
f) Ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço;
h) O documento deverá ser salvo em PDF.
i) Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, referencial teórico, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências;
j) Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 palavras-chave.
k) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.
l) O documento deverá ser enviado em arquivo no formato PDF.


Normas para APRESENTAÇÃO ORAL
  • As sessões de apresentações orais serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro das 14h às 16 horas.
  • Cada participante terá até 15 (quinze) minutos para apresentação.
  • O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.
  • Os apresentadores receberão mensagem informando local, data e horário da apresentação.
  • Será disponibilizado Datashow e microcomputador com Windows XP Professional e Office 2007.
  • Para as apresentações preparadas com Power Point, sugere-se a utilização de fundo escuro nos slides, pois isso facilitará a visualização em ambientes com relativa luminosidade.
  • No local da apresentação haverá monitores disponíveis a partir das 13h30min.

Normas para APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
  • As sessões de pôsteres serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro das 18h15min às 19h30min.
  • O autor que for apresentar mais de um trabalho, em forma de pôster, deverá informar à coordenação do congresso, até dia 15/10, para que medidas sejam tomadas visando à compatibilização das apresentações.
  • O apresentador receberá um número do painel onde deverá ser instalado o pôster.
  • A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para afixação. No local não haverá tesouras, fitas adesivas, barbantes e local para guardar os pôsters antes ou depois das apresentações.
  • A ausência do expositor implica desclassificação para o recebimento de certificado de apresentação.
  •  É proibida a apresentação do pôster por terceiros (não autores).
  • Não serão fornecidos equipamentos para a apresentação de pôsteres como retroprojetores, microcomputadores, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros.
  • O apresentador deverá estar à disposição da Comissão Julgadora no dia e horário pré-fixados. O horário estabelecido deverá ser seguido com rigor. Tempo perdido com atrasos de qualquer natureza não será reposto.
  • Os pôsteres não retirados após o horário de exibição serão descartados pela Comissão Organizadora.

Normas para confecção do pôster
Tamanho: O pôster deve ter 70 cm (largura) e de 1m (altura).
Ilustrações: Poderá conter fotos, imagens e gráficos desde que não exceda as dimensões.
Tipo de fixação: Recomenda-se o uso de cordão de nylon ou barbante. Não será permitida a utilização de materiais que perfurem o local a ser fixado o pôster. O material de fixação será de responsabilidade dos apresentadores.

Organização do conteúdo do pôster
Título - idêntico ao título do resumo submetido.
Nomes dos autores - os mesmos do resumo submetido.
Instituição dos autores, cidade e Estado.
Órgãos de fomento (caso existam) – os respectivos símbolos podem ser exibidos nos cantos superiores e inferiores, direito e esquerdo.
Dados da pesquisa - Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões.
Descrição sucinta do tema - priorizar figuras, fotos, tabelas e gráficos.
Referências mais significativas.
O texto do pôster deve ser escrito em língua portuguesa e estar legível a pelo menos 1 metro de distância.
Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilizar todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte o interesse do público.
  • Na próxima semana, o site do congresso estará no ar.