Seja bem-vindo!

É muito bom ter você aqui no meu blog!

Considero a importância da troca de informações,experiências e reflexões como a base da formação continuada dos esducadores, este é um espaço voltado para pessoas que, assim como eu, se interessam pelas temáticas e eventos ligados à Educação. Seja bem-vind@!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias"(FREIRE).





Quem sou eu

Minha foto
Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UERJ, professora e pedagoga com habilitação em Educação Especial,especialização em Psicopedagogia e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão. Atuação em turmas de Educação Infantil,Ensino Fundamental I e em Educação Especial, experiência em turmas de alunos com deficiência intelectual (2002 a 2006), na supervisão pedagógica (2007)e direção adjunta (2008)da Escola Especial Favo de Mel que é uma unidade escolar que pertence a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. Coordenadora(2009-2011) do Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão da FAETEC. Atualmente é coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da FAETEC. Tutora do CEDERJ no curso de Pedagogia na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Professora Substituta do Curso de Pedagogia da UERJ. Integrante do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais.

sábado, 8 de dezembro de 2012

A boa, a má e a vilã




A capa daquela revista ostentava um sugestivo título: Conheça as melhores escolas para o seu filho. Imaginei que as maravilhas anunciadas, certamente, iriam gerar filas de espera para matrícula e as “boas escolas” publicitadas na revista iriam ter salas abarrotadas de alunos. Mas também me questionei: a opinião pública saberá distinguir o que sejam escolas boas, más e vilãs? A mídia não ajuda, quando usa e abusa da expressão ambígua “boas escolas”, identificando-as com escolas ditas “de ensino tradicional”. Afinal, o que são “boas escolas?

Os indefectíveis partidários do regresso ao passado – como se de lá já tivéssemos saído… – elegeram como “vilã” a escola das ditas “novas pedagogias”. Novas? Mas os seus avatares são velhos, quase fósseis! Piaget nasceu no século XIX. Vigotsky morreu há quase cem anos. Montessori criou a sua escola em 1907. E Dewey escreveu o seu livro essencial em 1905. E a “má escola” é a “escola pública”, já se vê, uma instituição maltratada, vilipendiada, que sobrevive nas margens da obsolescência.

Numa simples expressão se sintetiza aquilo que o leigo considera “boa escola”: é aquela que, desde a creche, prepara o aluno para passar no vestibular, aquela que ocupa os primeiros lugares dos rankings. Mas o que nos dizem os rankings? Dir-se-á que assinalam escolas cujos alunos mais conteúdos aprenderam? Mas, na verdade, as designadas “boas escolas” apenas adotaram algumas habilidades pedagógicas, que os potenciais clientes adoram. Os quadros interativos, por exemplo, não são mais do que quadros negros do século XXI. E a cosmética pedagógica não disfarça a pobreza das práticas, apenas dão um ar de modernidade a práticas fósseis.

As “boas escolas” cuidam da formação sócio-moral dos seus alunos? Os rankings atestam honestidade? Não creio. Se assim fosse, como se explicaria que, entre as élites que as frequentaram, se contem muitos corruptos de colarinho branco? Quantos conformistas são produzidos nas “boas escolas”, que vão ocupar as cadeiras do poder, incapazes de uma postura humanista e inovadora? Qual a moral prevalecente nas “boas escolas”? Aquela que legitima a aplicação de vestibulinhos? Entre o vestibulinho e o vestibular, impunemente, muitas das ditas “boas escolas” produzem exclusão.
Qual a moral que as autoriza a condicionar a matrícula apenas a “bons alunos”, ou a recusar a matrícula de crianças “especiais”? Será aquela que leva escolas, crónicas ocupantes do topo dos rankings, a falsear resultados, evitando que os seus “piores alunos” façam prova…?

Na “boa”, como na “má” escola, são produzidos bonsais humanos, quer sejam traficantes de favela, quer sejam criminosos de colarinho branco. Daí que talvez fosse útil acabar com o mito da “boa escola”. E pugnar para que todas as escolas sejam boas escolas. Aquilo que distingue uma “boa” de uma “má escola” não é o dispor, ou não dispor, de salas de aula 3d, lousa digital, tablets para todos… Isso são enfeites pedagógicos de um modelo de ensino obsoleto.

Em suma: é o reconhecimento da existência de “boas escolas” que legitima a existência das “más escolas”. Porém, não parece ser essa a nossa sina, dado que, quer os zelosos e abastados progenitores dos alunos das “boas”, quer os indiferentes e pobres pais dos alunos das “más”, as patrocinam. Uns com mensalidades faraónicas, outros com a bolsa famíla, ajudam a manter a “boa escola” das suas representações. E a tragédia educacional continua no próximo ato…

Afinal, o que será uma “boa escola”? Não será aquela que a todos acolhe e a cada qual dá condições de ser sábio e feliz, independentemente de ter patrocínio público ou privado? E se nos deixássemos de maniqueísmos fúteis?
José Pacheco, 2012

sábado, 6 de outubro de 2012

O direito de duvidar - Teresa Costa d'Amaral....Para refletir... difícil instituir políticas públicas educacionais necessárias...


O direito de duvidar

                                                      Teresa Costa d'Amaral

Rio, 18 de setembro de 2012 publicado no Jornal O Globo em 16 de setembro de 2012

O IBGE vem divulgando dados do Censo de 2010. Entre eles contabilizou que “cerca de 24,6 % da população” declarou ter alguma deficiência. Isso significa que praticamente uma entre cada quatro pessoas no Brasil tem alguma deficiência. Deveríamos esbarrar a cada momento em cada esquina com pessoas com deficiência. Tem algo errado com esse número.
Segundo esses dados, a população brasileira é formada por 190.732.694 pessoas e dessas aproximadamente 45,6 milhões têm alguma deficiência. Seria preciso, façamos um amplo e não cientifico exercício de imaginação, que de cada quatro amigos nossos, um fosse deficiente, ou que de cada quatro familiares nossos, um fosse deficiente.
Não sou demógrafa, talvez não devesse me aventurar nesse terreno, sei que esses números são baseados em amostragem e em auto-declaração, mas já não consigo ficar sem fazer algumas observações sobre alguns absurdos que o Censo de 2010 concluiu sobre esse tema.
Você acredita que 95,2 % das crianças com deficiência brasileiras frequentam escolas? Todos sabemos que não, e para confirmar basta olhar os dados do MEC. Ainda mais inacreditável é a afirmação de que 81,7% está alfabetizada. Como, se nem escolas nem professores preparados temos? Em que escolas por esse Brasil afora se alfabetiza cego, surdo ou deficiente mental para se chegar a esse número?
Não acredito que os trabalhadores com deficiência sejam 23, 6% do total da população brasileira ocupada, ou seja, quase ¼ dos trabalhadores brasileiros tem alguma deficiência.
Penso em um recenseador chegando na casa de uma senhorinha no interior do Piauí (minha terra) e perguntando: - “A senhora tem dificuldade para enxergar? Sua dificuldade é permanente?” E ela, que tem catarata, respondendo: -“Tenho sim meu filho, já fiz de um tudo pra melhorar mas não consegui nem operar.”
Penso em outro recenseador perguntando a uma pessoa que é surda de um ouvido: -“O senhor tem dificuldade para ouvir? E ele respondendo: -“Tenho sim e é pra sempre, não tem como sarar, não tem doutor que dê jeito.”
Guardemos nosso espanto maior para a seguinte pergunta, auto-declaratória: -“Tem alguma deficiência mental/intelectual permanente?” Tenho muitos amigos com deficiência intelectual e por isso mesmo acredito em todo seu potencial e sei também de todas as suas limitações. Que resposta esperar? E o que dizer do deficiente grave que a nada pode responder, por onde terá ficado escondido nesse Censo?
Entre as deficiências, constataram, a de maior prevalência é a deficiência visual que “atingia 35,8 milhões de pessoas”, ou seja, quase um quinto da população brasileira seria deficiente visual. Você acredita?
O desinteresse e a displicência com que esses números foram recebidos evidenciam a pouca importância que se dá à questão da pessoa com deficiência.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

IV Encontro do Rompendo Barreiras: e-Acessibilidade, Cibercultura e Formação de Professores para EAD




Data: 21 de agosto de 2012
Local: UERJ / Auditório 113
Período: de 8h00min a 18h00minh

Inscrição Online:

e-mail para contato do evento: val.acessibilidadeweb@gmail.com
* Coordenação Geral: Valeria de Oliveira

segunda-feira, 2 de julho de 2012

V Congresso Brasileiro de Educação especial e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial.

Data: 14 a 17 de novembro de 2012.


V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE)
VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE)

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: até 15/08/2010

v    Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral ou de pôster.
v    Em trabalhos de co-autoria, é necessário o pagamento da inscrição de pelo menos um dos seus autores. Entretanto, somente receberão certificados de apresentação, os autores e co-autores que estiverem inscritos no evento.
v    Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores.
v    Serão aceitos no máximo dois trabalhos por inscrição.
Instruções para envio de trabalhos

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: até 15/08/2012

  • Os trabalhos poderão ser submetidos na modalidade comunicação oral ou de pôster.
  • Em trabalhos de co-autoria, é necessário o pagamento da inscrição de pelo menos um dos seus autores. Entretanto, somente receberão certificados de apresentação, os autores e co-autores que estiverem inscritos no evento.
  • Cada trabalho poderá ter no máximo cinco autores.
  • Serão aceitos no máximo dois trabalhos por inscrição.

CATEGORIAS DOS TRABALHOS
1. COMUNICAÇÕES ORAIS
Pesquisas concluídas
2. PÔSTERES
Pesquisas em andamento (necessariamente a pesquisa precisa ter resultados parciais)

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS
O texto completo deverá conter os seguintes itens:
a) Título em negrito e centralizado;
b) Nome do autor e co-autores completos (e por extenso);
c) Identificação da instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver);
d) Indicação do eixo temático;
e) Indicação da categoria (pôster ou comunicação);
f) Ter entre 20 e 30 mil caracteres com espaço;
h) O documento deverá ser salvo em PDF.
i) Conteúdo do trabalho: resumo, introdução, referencial teórico, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referências;
j) Normas de formatação para o resumo: máximo de 1.500 caracteres com espaço simples, contendo síntese do objeto de pesquisa, referencial teórico, metodologia, resultados e 3 palavras-chave.
k) Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5 margens superior/inferior e esquerda/direita 3 cm.
l) O documento deverá ser enviado em arquivo no formato PDF.


Normas para APRESENTAÇÃO ORAL
  • As sessões de apresentações orais serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro das 14h às 16 horas.
  • Cada participante terá até 15 (quinze) minutos para apresentação.
  • O debate dos trabalhos apresentados será no final da sessão.
  • Os apresentadores receberão mensagem informando local, data e horário da apresentação.
  • Será disponibilizado Datashow e microcomputador com Windows XP Professional e Office 2007.
  • Para as apresentações preparadas com Power Point, sugere-se a utilização de fundo escuro nos slides, pois isso facilitará a visualização em ambientes com relativa luminosidade.
  • No local da apresentação haverá monitores disponíveis a partir das 13h30min.

Normas para APRESENTAÇÃO DE PÔSTER
  • As sessões de pôsteres serão realizadas nos dias 15 e 16 de novembro das 18h15min às 19h30min.
  • O autor que for apresentar mais de um trabalho, em forma de pôster, deverá informar à coordenação do congresso, até dia 15/10, para que medidas sejam tomadas visando à compatibilização das apresentações.
  • O apresentador receberá um número do painel onde deverá ser instalado o pôster.
  • A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para afixação. No local não haverá tesouras, fitas adesivas, barbantes e local para guardar os pôsters antes ou depois das apresentações.
  • A ausência do expositor implica desclassificação para o recebimento de certificado de apresentação.
  •  É proibida a apresentação do pôster por terceiros (não autores).
  • Não serão fornecidos equipamentos para a apresentação de pôsteres como retroprojetores, microcomputadores, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros.
  • O apresentador deverá estar à disposição da Comissão Julgadora no dia e horário pré-fixados. O horário estabelecido deverá ser seguido com rigor. Tempo perdido com atrasos de qualquer natureza não será reposto.
  • Os pôsteres não retirados após o horário de exibição serão descartados pela Comissão Organizadora.

Normas para confecção do pôster
Tamanho: O pôster deve ter 70 cm (largura) e de 1m (altura).
Ilustrações: Poderá conter fotos, imagens e gráficos desde que não exceda as dimensões.
Tipo de fixação: Recomenda-se o uso de cordão de nylon ou barbante. Não será permitida a utilização de materiais que perfurem o local a ser fixado o pôster. O material de fixação será de responsabilidade dos apresentadores.

Organização do conteúdo do pôster
Título - idêntico ao título do resumo submetido.
Nomes dos autores - os mesmos do resumo submetido.
Instituição dos autores, cidade e Estado.
Órgãos de fomento (caso existam) – os respectivos símbolos podem ser exibidos nos cantos superiores e inferiores, direito e esquerdo.
Dados da pesquisa - Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões.
Descrição sucinta do tema - priorizar figuras, fotos, tabelas e gráficos.
Referências mais significativas.
O texto do pôster deve ser escrito em língua portuguesa e estar legível a pelo menos 1 metro de distância.
Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilizar todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte o interesse do público.
  • Na próxima semana, o site do congresso estará no ar.




terça-feira, 26 de junho de 2012

PALESTRA SOBRE BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA-BPC/LOAS





O Instituto Benjamin Constant e o Núcleo de Empregabilidade e Capacitação- NECAP convidam reabilitandos, alunos, acompanhantes e toda comunidade interessada para assistirem a palestra sobre o BPC/LOAS a fim de orientar e tirar dúvidas sobre este Benefício.

Dia 09/07/2012 das 10h às 11h

Sala 251(auditório)

Palestrante: Advogada- Drª Roberta Sereno (Fiotec)

Faça sua pré inscrição através do e-mail lfnascimento@ibc.gov.br, telefone: 3478-4555 ou presencialmente na secretaria da reabilitação (sala 110) no IBC.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Feira de Acessibilidade no Riocentro de 29 de junho a 1º de Julho


Por meio de uma iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, organização do Grupo Cipa Fiera Milano e promoção da Miksom Rio, irá acontecer pela segunda vez no Rio de Janeiro a REACESS, voltada para apresentar soluções em acessibilidade, reabilitação e inclusão para pessoas com deficiências, idosas e obesos.
Vale a pena conferir a programação das palestras, pois atendem uma diversidade de questões relativas a inclusão das pessoas.
O site é http://www.reacess.com.br/
Oportunidade interessantíssima!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Atendimento diferenciado para alunos com TDAH no ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio 2012 garante atendimento diferenciado a alunos com TDAH durante a prova.
2.2.1.1 Atendimento DIFERENCIADO: oferecido a pessoas com baixa visão,
cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual
(mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, gestante,
lactante, idoso, estudante em classe hospitalar ou outra condição
incapacitante.
Consulte o link abaixo para maiores informações do edital 2012

sábado, 26 de maio de 2012

11ª Jornada de Educação Especial

A Jornada de Educação Especial da UNESP de Marília iniciou-se em 1993 e encontra-se atualmente na sua 11ª versão, ocorrendo, nas últimas versões, a cada dois anos.
Trata-se de um evento tradicional e aguardado pela comunidade acadêmica e científica da Região e de outros Estados. Nos últimos anos passou a ser destinada a alunos de programas de pós-graduação em Educação e área afins. Também tem recebido apoio das Secretarias de Educação do Município de Marília e região no sentido de dispensar os professores da rede para participarem do evento.
É um espaço para discussão de temas relevantes e polêmicos. Frente as novas políticas de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, as experiências de sucesso ou fracasso, as necessidades, as dificuldades ganham corpo na reflexão que o evento promove.


Maiores informações:
http://www.fundepe.com/novo/jee/index.php

FAETEC prorroga até 31 de maio inscrições para mais de 3 mil vagas

Os interessados em participar do concurso da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) para uma das 3.484 vagas em cursos de diversos níveis em todo o estado tem até o dia 31 de maio para se inscrever. São cursos nos níveis de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja), Técnico Subsequente ao Ensino Médio e Educação Superior.Informações no endereço abaixo:
http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/3349-faetec-prorroga-para-31-de-maio-as-inscricoes-para-uma-das-mais-de-3-mil-vagas-oferecidas-no-estado

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Faetec: Mais de 3 mil vagas do Ensino Fundamental a Educação Superior

     A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) está com inscrições abertas atéo dia 27 de maio  para 3.484 vagas em cursos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade Jovens e Adultos (Proeja), Técnico Subsequente ao Ensino Médio e Educação Superior nos Institutos Superiores da instituição.
Os interessados em participar do concurso só podem se inscrever pelo site da Fundação – www.faetec.rj.gov.br – e quem não tiver acesso à internet pode recorrer às unidades do projeto Faetec Digital espalhadas pelo Estado. A localização de cada unidade no estado pode ser encontrada no endereço eletrônico: http://www.faetec.rj.gov.br/faetecdigital/index.php/unidades.

domingo, 13 de maio de 2012

Emprego Customizado: Inclusão Laboral de pessoas com deficiência

O grupo de pesquisa "Inclusão Escolar de alunos com necessidades educacionais no ensino regular: práticas pedagógicas e cultura escolar"coordenado pela Prof. Rosana Glat - Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ,  convida para participar, no dia 24 de maio, do Workshop, em parceria com a Fulbright Comission. O evento será dinamizado pelos  professores Richard Luecking e Debra Luecking que são representantes da TransCen - ONG americana dedicada à preparação e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

Seminário "A Educação Brasileira nos 80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova"

segunda-feira, 23 de abril de 2012

VII COPENE

  O COPENE tem como principal intenção apresentar e discutir os processos de produção e difusão de conhecimentos intrinsecamente ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas Diásporas Africanas, emanadas nos espaços de religiosidades, nos quilombos, nos movimentos negros organizados, na imprensa, nas artes e na literatura, nas escolas e universidades, nas organizações não-governamentais, nas empresas e nas diversas esferas estatais, que resistem, reivindicam e propõem alternativas políticas e sociais que atendam às necessidades das populações negras, visando a constituição material dos direitos. Deste modo, serão apresentados concomitantemente os seguintes seminários:

II Seminário Internacional de Pesquisadores/as Negros/as;
I Seminário de Iniciação Científica da ABPN.




O evento acontecerá  de 16 a 20 de julho.
Evento: VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as) (COPENE 2012)
Local: será sediado na cidade de Florianópolis - SC
Tema: “Os Desafios da Luta Antirracista no século XXI”


Maiores informações no site:


http://www.abpn.org.br/copene/

domingo, 22 de abril de 2012

Vestibular CEDERJ 2012: 12 cursos de Graduação

Se você quer cursar uma universidade, mas mora no interior, longe dos centros universitários, ou não tem tempo de conciliar o trabalho com o estudo, fique atento. Estão abertas, até 20 de maio, as inscrições para 6.081 vagas do vestibular do Consórcio Cederj, que reúne as principais instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro:  Cefet , Uenf,  Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ-Rural e UniRio .
Ao todo, são oferecidos 12 cursos de graduação a distância e o diploma de graduação é o das instituições de ensino. Este é o maior número de vagas oferecido desde que o consórcio foi criado. As inscrições serão feitas somente pela internet,  na página  http://www.vestibular.cederj.edu.br/.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 45. As oportunidades são para os cursos de Administração (665 vagas); Administração Pública (438); licenciaturas em Ciências Biológicas (880); em Física (405); em História (250); em Letras (300);  em Matemática (783); em Pedagogia (763); em Química (248); em Turismo (286); Tecnologia em Sistemas de Computação (813) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250). Os cursos são oferecidos em 32 localidades, abrangendo todas as regiões do estado do Rio.
O edital, o manual do candidato e o link para as inscrições estão disponíveis no link abaixo:

domingo, 8 de abril de 2012

RIO + 20

Sobre a Rio+20


Morro Pão de Açúcar e bondinho.A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergenciais.

Serão objetivos da Conferência:
  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
Mais informações: http://www.rio20.gov.br/


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Inscrições abertas para o Curso de Especialização em Mídias na Educação

A Universidade Federal de Juiz de Fora está com inscrições abertas, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), de  processo seletivo para o Curso de Especialização em Mídias na Educação, na modalidade a distância, nos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O curso  tem por objetivo contribuir para a formação continuada de professores do ensino básico da rede pública, estimulando a produção das diferentes mídias, de forma articulada à proposta pedagógica das escolas e a uma concepção interacionista de aprendizagem. Somente os professores do ensino básico da rede pública poderão inscrever-se no processo seletivo.
Ao todo serão ofertadas 280 vagas, distribuídas em cinco pólos: Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Lagoa Santa, Mantena, Salinas.

domingo, 1 de abril de 2012

V Encontro Nacional do ConBraSD e I Encontro de Crianças e Jovens Superdotados do Rio de Janeiro

Excelente oportunidade para aqueles que se dedicam a temática da educação de pessoas com haltas habilidades/superdotação.

O encontro será de 25 a 27 de julho na UERJ.
 Informações no site: http://www.conbrasd.org/

sábado, 3 de março de 2012

Processo Seletivo para Instituto Benjamin Constant

O Instituto Brasileiro Benjamin Constant - IBC está com inscrições abertas para seleção de professores substitutos.
Entrem no site http://www.ibc.gov.br/ para acessar o edital.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Cursos Técnicos na FAETEC: Vagas remanescentes

Atenção estão abertas as inscrições gratuitas para preenchimento das vagas remanescentes nos cursos técnicos de Nível Médio nas formas de Concomitância (Interna e Externa) e Subsequente, da Fundação de Apoio à Escola Técnica /Faetec.

São oferecidas 1.817 vagas que não foram ocupadas no último edital e a oferta de vagas é para ingresso no primeiro semestre deste ano.
  • Atenção: As inscrições devem ser feitas somente através da internet, aqui no próprio site da Fundação, em http://www.faetec.rj.gov.br/  Quem não tiver acesso à rede pode procurar uma das 84 unidades da Faetec Digital, abertas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, exceto feriados. No ato da inscrição o candidato receberá um número para concorrer ao sorteio das vagas, que irá acontecer no dia 10 de março, de acordo com o primeiro prêmio da Loteria Federal.
Para maiores informãções entre no site da Fundação.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


Divulgando:
Contratação Temporária - Niterói (2012)
Vagas para Intérprete de Libras, Instrutor de Libras, Professor Bilíngue (Português/Libras) e Professor de Apoio a alunos com deficiência.
INFORMAÇÕES: www.educacaoniteroi.com.br/2012/02/edital-para-contratacao-temporaria-de-professor-de-apoio-interprete-de-libras-instrutor-de-libras-e-professor-bilingue

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

IBDD - Divulgação de Vagas para Emprego

O IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência) está cadastrando currículos de pessoas com deficiência para preencher vagas de trabalho oferecidas pela empresa Bunge nas suas unidades de Açúcar e Álcool. As vagas disponíveis estão em usinas da empresa localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A empresa possui transporte para alguns municípios vizinhos e cidades onde estão instaladas as usinas – como você pode conferir no quadro abaixo.
Se você é profissional e está atrás de oportunidades, aproveite: ligue gratuitamente para 90 21 (21) 3235- 9290 ou cadastre-se diretamente no site do IBDD (www.ibdd.org.br). Ajude-nos a divulgar essas ofertas, repassando este Informe para seus amigos.
 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Fórum Mundial de Educação


O Fórum Mundial de Educação (FME) é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação. Seu principal objetivo é levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação - que foi construída no Fórum Mundial de Educação de 2007 e dita princípios como a universalização do direito à educação pública, a garantia do acesso e a desmercantilização do ensino.
O evento terá como tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade e será realizado de 28 de maio a 1º de junho de 2012, no CentroSul – maior centro de eventos da capital catarinense. A expectativa é ter uma participação de 10 mil pessoas. Todas as informações sobre a organização do II Fórum até o momento podem ser acompanhadas no site http://www.forumedutec.org/

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Programa Jovens Talentos para a Ciência

 

O Programa Jovens Talentos para a Ciência promove a pré-iniciação científica de estudantes de Ensino Médio e Profissional da rede pública estadual de educação e visa dar aos jovens estagiários a oportunidade de praticar a ciência em laboratórios do Estado do Rio de Janeiro.
Público-alvo: alunos da rede pública de Ensino Médio/Profissional do Estado do Rio de Janeiro que estejam na 2ª série e tenham entre 15 e 18 anosA seleção dos estudantes é feita inicialmente pelos professores e coordenadores das unidades escolares e, posteriormente, pela coordenação do projeto.
Os alunos recebem uma bolsa da FAPERJ no valor de R$ 180,00. O programa acontecerá em 2011 e 2012.
Mais informações pelo telefone (21) 2333-1170 ou pelo e-mail: jtalento@gmail.com.
Endereço: Rua da Ajuda, 5 – 16º andar, sala 17 – Centro, Rio de Janeiro-RJ


II Encontro Anual de Ciências e Cognição

Acontecerá em março de 2012 o evento Ciências e Cognição 2012 – II Encontro Anual de Ciências e Cognição, o evento  busca congregar atividades voltadas para o estudo multidisciplinar dos fenômenos cognitivos.
Serão abordados temas como transtornos de aprendizagem (TDAH, dislexia, afasia), neuroeducação, neuroestética, processos cognitivos (modelos mentais, leitura, escrita), divulgação e alfabetização científica e outros. O evento acontecerá nos turnos da manhã e tarde, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Inscrições com apresentação de trabalho (pôster/comunicação oral): até 31 de janeiro de 2012.
Data do evento: de 28 a 30 de março de 2012
Para maiores informações entre no site: http://cienciasecognicao.org/evento e pelo endereço
cecnudcen@cienciasecognicao.org.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Inscrições SISU

Começou neste sábado, sete de janeiro, o período de inscrições nos cursos oferecidos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2012. O sistema, que usa as notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 para definir os selecionados, oferece 108.552 vagas em 95 instituições públicas de ensino superior para o primeiro semestre. São 3.327 cursos. Os pedidos devem ser feitos até o dia 12. Maiores informações no site do MEC.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Workshop Inclusão e Mediação Escolar


Dia: 11/02/2012


Horário: 08h às 17h
Local: SUESC - Praça República, 50 - Centro - Rio de Janeiro (Próximo a Central e Campo de Santana)
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | 3246 2904 | 8832 6047 | 8688 3654


Público alvo:

Pais, Parentes, Mediadores, Estagiários, Monitores, Facilitadores, Psicólogos, Psicopedagogos, Professores, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Estudantes e etc.


Inscrição: http://creativeideias.webnode.com.br/
 As inscrições são limitadas à capacidade máxima do auditório.

 Objetivo:

Fornecer suporte, técnicas e estratégias para entender e facilitar o trabalho de inclusão e mediação de alunos com deficiência.


 Palestrantes:


"Diagnóstico e Intervenção nos Problemas de Aprendizagem"

Olívia Porto – Professora, Psicóloga, Pegagoga formada pela UFRJ. Especialista em: Psicopedagogia, Administração, Supervisão e Orientação Escolar, Arteterapeuta, Psicomotricista, Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente pela UNIPLI. Doutora Livre Docente. Pesquisadora Brasileira em Transtornos Globais do Desenvolvimento: Atualmente suas pesquisas sobre Aspergers, já com grande reconhecimento no Brasil e na Europa. Autora do livro “Orientação Educacional - Teoria, prática e ação” entre outros.

"Práticas Pedagógicas para Inclusão e Diversidade"

Eugênio Cunha – Doutorando e mestre em educação, professor, conferencista, psicopedagogo e jornalista. Leciona na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisador na área educacional vinculado ao Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação da Universidade Federal Fluminense - GRUPPE/UFF/CNPq. Trabalha, também, na educação de alunos com dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais especiais. Autor do livro “Autismo e Inclusão” entre outros.