Seja bem-vindo!

É muito bom ter você aqui no meu blog!

Considero a importância da troca de informações,experiências e reflexões como a base da formação continuada dos esducadores, este é um espaço voltado para pessoas que, assim como eu, se interessam pelas temáticas e eventos ligados à Educação. Seja bem-vind@!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino.A educação necessita tanto de formação técnica e científica como de sonhos e utopias"(FREIRE).





Quem sou eu

Minha foto
Doutoranda em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UERJ, professora e pedagoga com habilitação em Educação Especial,especialização em Psicopedagogia e em Gestão Pedagógica: Orientação e Supervisão. Atuação em turmas de Educação Infantil,Ensino Fundamental I e em Educação Especial, experiência em turmas de alunos com deficiência intelectual (2002 a 2006), na supervisão pedagógica (2007)e direção adjunta (2008)da Escola Especial Favo de Mel que é uma unidade escolar que pertence a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. Coordenadora(2009-2011) do Núcleo de Estudos e Assessoria Pedagógica à Inclusão da FAETEC. Atualmente é coordenadora da Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional da FAETEC. Tutora do CEDERJ no curso de Pedagogia na disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar.Professora Substituta do Curso de Pedagogia da UERJ. Integrante do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Resumo do Trabalho apresentado no VI Seminário Internacional - As Redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na comtemporaneidade dia 8 de junho de 2011

Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado:
percurso inicial para elaboração e aplicação

Autoras: Mara Lúcia Reis Monteiro da Cruz, Cristina Angélica Aquino de C. Mascaro e Hérica Aguiar do Nascimento
Palavras-chave: necessidades educacionais especiais; processos de ensino e de aprendizagem; planos de ensino individualizados, deficiência intelectual.

Resumo: O texto objetiva apresentar, de forma sucinta, resultados iniciais de uma pesquisa sobre os processos de ensino e aprendizagem e o Plano de Desenvolvimento Psicoeducacional Individualizado (PDPI) para alunos com deficiência intelectual. O estudo, em andamento, está sendo realizado numa instituição pública de ensino especializado do Estado do Rio de Janeiro. Iniciada em agosto de 2009, por meio da metodologia do tipo pesquisa-ação colaborativa, a investigação tem como objetivo principal elaborar, implementar e avaliar, juntamente com os professores da Instituição, PDPIs para promover o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual em três dimensões, dependendo da faixa etária, do nível de desenvolvimento e/ou interesse do aluno, a saber: no processo de aprendizagem escolar, nas habilidades sociais e habilidades necessárias para a inclusão laboral. O referencial teórico metodológico utilizado tem como autores principais GLAT (2004; 2007, 2010); JESUS (2008); OLIVEIRA, OMOTE & GIROTO (2008); PLETSCH (2009, 2010), entre outros. O estudo, até então, dentre outros pontos, aponta para a necessidade de maior clareza por parte dos professores quanto à elaboração de estratégias pedagógicas individualizadas a serem empregadas para promover o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual.

Um comentário:

  1. Olá! Gostaria de saber se posso ter acesso ao texto completo.
    Meu e-mail: alanaufrrj.2013@gmail.com
    Grata.

    ResponderExcluir